11.22.94 AEROPORTO DE SANTA MARIA
VILA DO PORTO • AEROPORTO
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
 
DESCRIÇÃO: Extenso núcleo constituído pelas infra-estruturas aeroportuárias, incluindo os bairros residenciais, todos os serviços e equipamentos de apoio às residências, estrutura viária e elementos pontuais como sinais indicativos, paragens de transportes públicos e postos de transformação.
Destacam-se, pelo papel histórico e pela importância para o desenvolvimento da ilha, as instalações deixadas pelos americanos (aerogare e respectiva torre de controle, edifício do Clube Asas do Atlântico, ginásio, cinema, armazéns, bandas habitacionais formadas por construções semicilíndricas de chapa ondulada e bandas habitacionais revestidas a chapa lisa e com chaminés em pedra).
Pela coerência e esforço de integração destacam-se o desenho urbano e as adaptações de edifícios, assim como as novas construções projectadas pelo arquitecto Keil do Amaral (aerogare, casa do director do aeroporto, conjuntos habitacionais, sinalização urbana, postos de transformação, etc.).
Dos bairros e edifícios mais recentes, que, em geral, são de qualidade arquitectónica menor, merece apenas destaque a primeira banda de habitações (que inclui muretes de pedra e revestimentos de tijolo) do bairro mais próximo da aerogare.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Infra-estruturas aeroportuárias e habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Infra-estruturas aeroportuárias e habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Aeroporto de Santa Maria. 1946-1996, João Eduardo Franco de Oliveira (coord.), Aeroportos e Navegação Aérea, ANA, E.P., s/l, s/d.
OBSERVAÇÕES: Esta espécie está localizada na cartografia em uso também nas quadrículas 23, 24, 15, 14 e 13.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2000-04-07
< anteriores




seguintes >
mapa: 22
13
14
15
23
24
Santa Maria. Vila do Porto
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-11-04