62.323.32 IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
PIEDADE • LARGO DA IGREJA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Igreja de três naves, com sacristias nos lados do evangelho e da epístola e baptistério no lado da epístola.
A nave central está separada das laterais por colunas de base e fuste quadrangular, encimadas por arcos de volta perfeita assentes em impostas. O fecho dos arcos é ornamentado por motivos florais. A nave central e a capela-mor estão separadas por um arco de volta perfeita. O interior é rebocado e pintado, com excepção das colunas, dos arcos e das molduras que são em pedra à vista. Para além do altar-mor existem mais dois pequenos altares em cada uma das naves laterais.
O exterior é rebocado e pintado de branco, com excepção dos cunhais, das molduras dos vãos, das pilastras e dos ornamentos da fachada que são em pedra à vista. A frontaria é organizada em três partes separadas por pilastras: a parte central é rematada por um frontão curvo com uma cruz, enquanto as partes laterais são rematadas por volutas. O portal, ao centro, é encimado por uma janela ornamentada. Ladeando o conjunto da porta e janela existem duas colunas rematadas com vários ornamentos e fogaréus em pedra avermelhada.
No lado direito da fachada desenvolve-se a torre sineira, de planta quadrangular, encimada por um corpo octogonal, rematado por uma cúpula bolbosa facetada também octogonal.
O edifício tem cobertura de duas águas em telha aba e canudo.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Igreja
FUNÇÃO ACTUAL: Igreja paroquial
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: "A Freguesia de Nossa Senhora da Piedade na Ilha do Pico", Manuel Ávila Coelho, in Boletim do Núcleo Cultural da Horta, vol. 2, nº3, Núcleo Cultural da Horta, Horta, 1961
OBSERVAÇÕES: O imóvel encontra-se em obras de restauro.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-03-31
< anteriores




seguintes >
mapa: 323
Pico, Lajes
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-08