62.316.50 LARGO DO TERREIRO
CALHETA DE NESQUIM • LARGO DO CAPITÃO ANSELMO (LARGO DO TERREIRO)
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
 
 
DESCRIÇÃO: Conjunto formado por cinco imóveis (quatro casas de habitação e uma igreja) localizados no centro da freguesia.
Três das casas de habitação são da mesma época de construção, registando uma delas significativas alterações posteriores. A restante é de construção mais recente, com fachada curva. Todas são construídas em alvenaria de pedra rebocada e caiada ou pintada de branco, com os cunhais, as molduras dos vãos e o soco pintados de outra cor. Têm coberturas de duas ou quatro águas em telha de meia-cana tradicional.
Uma das casas de habitação possui uma larga varanda ao longo de toda a fachada principal, corrida por balaustrada de cimento, tendo no centro um ornamento com motivos florais e, em baixo, a todo o comprimento, losangos decorativos. A varanda é coberta por um alpendre (em continuação do telhado), assente em colunas ligadas por arcos abatidos.
A igreja, de nave única, está implantada a um nível mais elevado que os restantes imóveis, ao qual se tem acesso por uma escadaria lateral que conduz ao adro fronteiro. É constituída por um corpo central ladeado por duas torres sineiras de expressão significativa. A fachada do corpo central é encimada por um frontão triangular com enrolamentos.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação, comércio e igreja
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação, comércio e igreja paroquial
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-04-18
< anteriores




seguintes >
mapa: 316
Pico, Lajes
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-07