62.227.89 CASA DOS MORGADOS DAS LAJES
LAJES • RUA CAPITÃO-MOR GARCIA GONÇALVES MADRUGA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII
 
DESCRIÇÃO: Casa senhorial de dois pisos e "torre".
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com excepção dos cunhais, das molduras dos vãos, das pilastras, do soco, da cornija e das faixas horizontais entre os pisos que são em pedra à vista. O piso superior tem cinco janelas de sacada que dão acesso a uma varanda corrida, com guarda de madeira, que percorre toda a fachada principal e confere ao imóvel uma dimensão urbana. A "torre", com duas janelas de guilhotina, em madeira, é pintada de vermelhão, com excepção dos cunhais, das molduras dos vãos e do beiral que são pintados de branco.
No cunhal esquerdo da fachada principal, ao nível do piso superior, existe uma pedra de armas. Na fachada lateral esquerda existe um passo de procissão com arco de volta perfeita, assente em impostas e com fecho saliente, onde se encontra uma inscrição com a data "1794"(?).
As coberturas, quer do corpo principal quer da "torre", são de duas águas em telha de meia-cana de produção industrial, com beiral duplo no corpo principal.
No tardoz situa-se o corpo da cozinha, em alvenaria de pedra à vista, formando um "L" com o corpo principal.
ELEMENTOS NOTÁVEIS: Fachada principal com largas faixas de pedra horizontais, varanda corrida a todo o comprimento da fachada, "torre" com duas janelas de guilhotina e brasão de armas no cunhal esquerdo.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição no fecho do arco do passo de procissão na fachada lateral esquerda: "1794"(?).
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Os Morgados das Lajes (Ilha do Pico), Francisco Soares de Lacerda Machado, reprodução fac-similada pela edição de 1915, Associação de Defesa do Património da Ilha do Pico, Pico, 1991; Ficha 79/Pico do "Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores"; Ficha 35h do "Inventário do Património Cultural Edificado do Plano Geral de Urbanização da Vila das Lajes".
OBSERVAÇÕES: Esta espécie faz de um conjunto edificado (62.227.86).
Foi classificada de "Valor Concelhio" em data posterior à do levantamento.
REMISSÕES: 62.227.86
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-04-07
< anteriores




seguintes >
mapa: 227
Pico, Lajes
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-08