62.174.114 IGREJA DE SÃO JOÃO BAPTISTA
S. JOÃO • RUA DA IGREJA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Igreja de três naves, com sacristia e um pequeno altar em cada uma das naves laterais e púlpito e baptistério na nave do lado do evangelho. A nave central é separada das laterais por uma colunata unida por arcos de volta perfeita em cantaria.
A frontaria é rebocada e revestida a azulejos brancos. Tem três portas com bandeiras em curva, encimadas por janelas. Tem um frontão com enrolamentos rematado por pináculos e uma cruz. Ao centro do frontão tem um óculo em losango que ilumina a zona do coro.
Na continuidade da fachada, lado do evangelho, situa-se a torre sineira, com os vãos do campanário em arco de volta perfeita, encimada por uma cúpula achatada e facetada, rematada por um pináculo. Os cunhais da frontaria e da torre sineira são também rematados por pináculos.
A cobertura é de duas águas, em telha de meia-cana tradicional, com excepção da cumeeira que é em telhões de cimento. Todo o imóvel é elevado em relação ao nível da rua, fazendo-se o acesso por uma larga escadaria que acede ao adro.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Igreja
FUNÇÃO ACTUAL: Igreja paroquial
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Figuras e Factos - Notas Históricas, Ermelindo Ávila, Associação de Defesa do Património da Ilha do Pico, Lajes do Pico, 1993
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-04-09
< anteriores




mapa: 174
Pico, Lajes
Inventário do Património Imóvel dos Açores
Última actualização em 2006-03-08